Hu Jintao supera Barack Obama e fica no topo da lista que inclui Merkel, Putin, Cameron e até Julian Assange e Osama bin Laden

Dilma Rousseff está entre os 20 mais poderosos do mundo, segundo a Forbes
AP
Dilma Rousseff está entre os 20 mais poderosos do mundo, segundo a Forbes
A presidenta eleita do Brasil, Dilma Rousseff, foi escolhida a 16ª pessoa mais poderosa do mundo pela revista "Forbes". Dilma ficou à frente do presidente da França, Nicolas Sarkozy (19º lugar), e da secretária de Estado americana, Hillary Clinton (20º).

Na lista só há dois brasileiros: o outro é o empresário Eike Batista, que ficou na 58ª  posição. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não aparece no ranking, que só conta com um líder latino-americano, o presidente do Chile, Sebástian Piñera, em 51º lugar.

A revista disse usar quatro critérios para definir a lista dos mais poderosos: se eles influenciam um grande número de pessoas; se possuem "riqueza significativa" em comparação a seus colegas; se são poderosos em "mais de uma esfera"; e se exercem o poder ativamente.

No topo da lista ficou o presidente da China, Hu Jintao, que governa um país com população de 1,3 bilhão de pessoas. Jintao superou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que ficou em segundo lugar. A mulher mais bem colocada é a chanceler alemã, Angela Merkel, em sexto lugar.

Também no "top 10" estão o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Absul Aziz al Saud (3º); o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin (4º); o papa Bento 16 (5º); o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron (7º); o chefe do Federal Reserve (Banco Central americano), Ben Bernanke (8º); a presidente do Congresso Nacional Indiano, Sonia Gandhi (9ª); e o fundador da Microsoft, Bill Gates (10º).

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, ficou em 40º, enquanto Julian Assange, criador do site especializado em divulgar documentos secretos WikiLeaks, ficou em 68º. O líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, também aparece na lista, na 57ª posição. Veja a lista completa no site da Forbes.

Hu Jintao superou Obama na lista dos mais poderosos do mundo
Reuters
Hu Jintao superou Obama na lista dos mais poderosos do mundo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.