Fontes egípcias qualificam de positivas conversas sobre trégua com o Hamas

Cairo, 12 fev (EFE).- Fontes egípcias qualificaram de positivas as conversas mantidas hoje as autoridades deste país com o grupo palestino Hamas para se chegar a uma trégua estável com Israel na Faixa de Gaza, segundo a agência Mena.

EFE |

A agência oficial egípcia apontou, citando fontes que não identifica, que está previsto o anúncio nas próximas horas do resultado das conversas mantidas no Cairo entre o chefe dos serviços secretos egípcios, Omar Suleiman, e o "número dois" do Hamas, Moussa Abu Marzuq.

Por outro lado, fontes palestinas que participaram das reuniões disseram à "Mena" que o Hamas informou a Suleiman de sua resposta definitiva à iniciativa, proposta pelo Egito, para uma trégua estável com Israel.

Por outro lado, em declarações à rede de televisão catariana "Al Jazira", um dirigente do Hamas em Damasco, Ali Baraka, assegurou que aconteceram avanços nas últimas conversas no Cairo.

Baraka explicou que o encontro de hoje foi centrado em se chegar a um pacto para uma trégua de um ano e meio em Gaza, em troca de um cessar-fogo na faixa, a abertura das passagens fronteiriças e o levantamento do bloqueio israelense.

O dirigente do Hamas acrescentou que atualmente os detalhes destes assuntos estão sendo tratados, e adiantou que estão previstas outras reuniões de três lados no Cairo - entre Hamas, Fatah e Egito - para concretizar um mecanismo para a abertura da passagem fronteiriça de Rafah, entre Gaza e o território egípcio. EFE hh/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG