Foguetes são lançados perto de antigo abrigo de Bin Laden no Paquistão

Academia militar é atacada em Abbottabad, a cerca de 500 metros de 'fortaleza' onde líder da Al-Qaeda foi morto em maio

iG São Paulo |

AP
Helicóptero sobrevoa área próxima à academia militar e ao ex-esconderijo de Osama bin Laden em Abbottabad, no Paquistão

Foguetes foram disparados nesta sexta-feira contra uma academia militar próxima ao complexo onde o líder terrorista Osama bin Laden se escondia na cidade de Abbottabad, no Paquistão. Bin Laden foi morto em maio após soldados de elite dos EUA invadirem o local.

As autoridades paquistanesas disseram que o ataque desta sexta-feira causou danos físicos, mas não deixou vítimas. Os responsáveis não foram identificados.

Leia também: Saiba mais sobre a 'fortaleza' onde Bin Laden se escondia

De acordo com o policial Mohammad Karim Khan, foram disparados nove foguetes e pelo menos três atingiram o muro da academia militar, que fica a cerca de 500 metros da casa usada por Bin Laden como esconderijo. Os foguetes teriam sido disparados a partir de uma montanha.

Foi o primeiro ataque na região, considerada tranqüila, desde que militares americanos mataram o então líder da Al-Qaeda.

As relações entre os EUA e o Paquistão se deterioraram muito desde a morte de Bin Laden. A operação americana irritou autoridades paquistanesas, que não foram avisadas previamente.

Por sua vez, o governo americano questionou como Bin Laden conseguiu viver durante anos tão perto de uma base militar, mas não encontrou evidências de que autoridades de alto escalão do Paquistão tinham conhecimento do esconderijo.

O complexo, localizado em um bairro de classe média na cidade de Abbottabad, chamava atenção por estar em um imponentente morro e rodeada por muros de concreto com arame farpado no topo. A casa foi avaliada em US$ 1 milhão.

Com AP e AFP

    Leia tudo sobre: paquistãoeuabin ladenterrorismoal-qaeda

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG