Foguetes atingem futuro consulado dos EUA no oeste afegão

HERAT, Afeganistão (Reuters) - Três foguetes foram lançados nesta sexta-feira contra um edifício que sediará o consulado dos Estados Unidos em Herat, no oeste do Afeganistão, informou a polícia. Um dos foguetes atingiu o antigo hotel, quebrando janelas, e outros dois caíram nas proximidades do prédio, disse o policial Rahmatullah Sediqi.

Reuters |

Ninguém ficou ferido, mas a polícia deu tiros para o alto a fim de dispersar a multidão.

O governo norte-americano adquiriu o edifício em 2009 para instalar o consulado na cidade, um de ao menos dois que planeja abrir fora da capital Cabul para aumentar sua presença diplomática no país asiático.

Nenhum diplomata foi enviado ao local, mas Washington planejava abrir o consulado ainda neste ano, após reformar o prédio.

Herat, perto da fronteira com o Irã, é uma cidade comparativamente próspera, onde poucos casos de violência têm sido registrados, embora militantes operem em distritos rurais na região.

A porta-voz da embaixada norte-americana, Caitlin Hayden, disse que a sede diplomática recebeu a notícia de ataques contra o prédio e estava tentando confirmar com as autoridades afegãs.

Questionada se o ataque poderia fazer os EUA reverem os planos de instalar uma missão no local, ela disse que a "segurança é primordial para a embaixada e estamos revendo continuamente nossa postura de segurança".

(Reportagem de Sharafuddin Sharafyar, em Herat, e de Peter Graff e Hamid Shalizi, em Cabul)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG