Foguete sul-coreano é lançado com sucesso, mas satélite não entra em órbita

SEUL - O satélite científico lançado nesta terça-feira pela Coreia do Sul a bordo do primeiro foguete espacial do país, o Naro-1, não atingiu a órbita prevista, informou o governo sul-coreano, citado pela agência Yonhap.

EFE |

O satélite, de cem quilos, foi lançado às 17h (5h de Brasília) . Inicialmente, os técnicos espaciais disseram que o instrumento tinha atingido a órbita planejada.


Foguete foi lançado com sucesso / AP

Depois, no entanto, o ministro da Educação, Ahn Byong-man, disse que, apesar de o foguete ter funcionado corretamente, o satélite atingiu 360 quilômetros de altitude, mais que os 302 quilômetros previstos.

"Neste momento, os resultados das análises mostram que o satélite científico não atingiu a órbita planejada", afirmou Ahn.

"Todos os aspectos do lançamento foram normais, mas o satélite ultrapassou a órbita prevista e atingiu uma altitude de 360 quilômetros", explicou.

Cientistas da agência espacial sul-coreana, a Kari, já tinham alertado para o fato de que, de modo geral, só 30% dos satélites lançados de foguetes novos conseguem entrar em órbita.

Para os especialistas da Kari, porém, o lançamento foi "mais ou menos bem-sucedido", já que o foguete funcionou sem problemas, destacou a "Yonhap".

O primeiro foguete sul-coreano, fabricado em colaboração com a Rússia, foi lançado do centro espacial da ilha de Naro, após vários adiamentos. No último dia 19, por exemplo, o lançamento foi abortado a menos de oito minutos da hora prevista.


Sul-coreanos se reúnem para assistir ao lançamento / AP

Leia mais sobre Coreia do Sul

    Leia tudo sobre: coréia do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG