Foguete russo lança em órbita 3 satélites de sistema de navegação russo

Moscou, 25 dez (EFE).- Um foguete russo Proton, lançado a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, colocou em órbita hoje três satélites para o sistema de navegação Glonass, análogo russo do GPS americano e do europeu Galileu.

EFE |

Um porta-voz da Roscosmos, a agência espacial da Rússia, afirmou que os três aparelhos entraram em órbita terrestre dez minutos depois do lançamento do foguete portador, transmitido ao vivo pelo canal de televisão russo "Vesti" e que aconteceu às 8h43 (de Brasília).

Com o lançamento de hoje, o sistema de navegação russo ficou composto por 19 aparelhos Glonass-M, mas, para ter cobertura global completa, deve contar com pelo menos 24, o que ocorrerá no final de 2009, segundo os planos anunciados pelo Ministério da Defesa da Rússia.

O sistema de navegação Glonass, de uso civil e militar, da mesma forma que o GPS e o Galileu, permitirá determinar com exatidão as coordenadas de objetos que estejam em terra, mar ou ar e, além disso, cumprirá outros trabalhos relacionadas com a defesa. EFE bsi/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG