Foguete que levará tripulantes à ISS é instalado

Moscou, 10 out (EFE).- O foguete Soyuz-FG, que colocará em órbita a nave Soyuz TMA-13, com três tripulantes a bordo rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), foi instalado hoje na rampa de lançamento da base de Baikonur, no Cazaquistão.

EFE |

O lançamento do foguete com a nave russa está previsto para às 11h01 de Moscou (4h01 de Brasília) do próximo dia 12.

A "Soyuz TMA-13" transportará para a plataforma orbital a missão número 18, integrada pelo cosmonauta russo Yuri Lonchakov e o americano Michael Fincke, assim como pelo sexto turista espacial, o milionário Richard Garriott, filho do ex-astronauta Owen Garriott.

O turista espacial, diretor-adjunto da agência de turismo espacial Space Adventures, desembolsou cerca de US$ 30 milhões para sua viagem de 12 dias ao espaço, nove deles a bordo da ISS.

Garriott voltará à Terra em 24 de outubro junto com a tripulação da ISS na nave "Soyuz TMA-12".

A plataforma orbital elevou no último dia 3 sua altura em 1,25km para o acoplamento da nave russa.

A manobra foi realizada em regime automático por ordem do computador da ISS, mediante a ignição durante cinco minutos dos propulsores do cargueiro Progress-65, acoplado à estação.

A operação, que inicialmente devia ocorrer em 1º de outubro, mas foi adiada por causa da ameaça de uma colisão com lixo espacial, situou a plataforma orbital a uma altura de 353 quilômetros da superfície terrestre. EFE egw/ab/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG