Foguete palestino mata um durante chegada de enviada da UE a Gaza

A chefe de política externa da União Europeia (UE), Caroline Ashton, chegou nesta quinta-feira à Faixa de Gaza, no mesmo dia em que militantes palestinos dispararam um foguete contra Israel, matando um homem.

BBC Brasil |

AFP
Ashton visita campo de refugiados palestinos

Ashton visita campo de refugiados palestinos

Ashton é uma das mais altas figuras políticas ocidentais a visitar o território palestino desde que o Hamas tomou o poder.

O foguete atingiu o kibutz (comunidade agrícola) de Netiv Ha'assera no sul de Israel, matando um trabalhador rural estrangeiro, na primeira fatalidade provocada por um míssil palestino desde o fim da ofensiva israelense contra Gaza em janeiro de 2009.

Após o ataque, Caroline Ashton afirmou que "condena qualquer tipo de violência". "Nós temos que encontrar uma solução pacífica para estas questões e problemas. Nós precisamos avançar", disse ela

Negociações de Paz

A visita de Ashton faz parte de uma nova tentativa da União Europeia e dos Estados Unidos para reviver as emperradas negociações de paz no Oriente Médio.

Mediadores internacionais do grupo conhecido como o quarteto - União Européia, EUA, ONU e Rússia - irão se encontrar posteriormente em Moscou.

A diplomata-chefe da União Europeia se encontrará com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que chegou à capital russa para as conversas.

O correspondente da BBC em Gaza, Jon Donnison, relata que Ashton não deve se encontrar com líderes do Hamas durante a sua breve visita.

A União Europeia é a principal fonte de ajuda externa dos palestinos, fornecendo um bilhão de euros por ano. Ashton afirmou que queria conferir pessoalmente o impacto que a ajuda europeia representa.

Durante a viagem ao Oriente Médio, ela deve se encontrar com o primeiro-ministro Palestino, Salam Fayyad, e com o presidente israelense, Shimon Peres.

Leia mais sobre Oriente Médio

    Leia tudo sobre: oriente médio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG