Foguete iraniano centra encontro das grandes potências

Berlim, 4 fev (EFE).- O recente lançamento do primeiro foguete espacial iraniano centrou hoje a reunião dos altos funcionários dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha na localidade alemã de Wiesbaden.

EFE |

O sucesso do lançamento de um satélite iraniano com um foguete de fabricação própria preocupa os Governos de Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha, representados na reunião de Wiesbaden, já que abre a possibilidade de que o regime de Teerã fabrique mísseis de longo alcance.

Em uma breve declaração conjunta ao término do encontro, os presentes na reunião elogiaram "a disposição da Administração americana, declarada pelo presidente Barack Obama, de conversar com o Irã".

Além disso, assinalaram que o conflito pela suposta intenção do Irã de fabricar suas próprias armas nucleares deve ser resolvido pela via pacífica, e exigiram que Teerã respeite seus compromissos com o organismo Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Fontes diplomáticas alemãs assinalaram que o diplomata americano William Burns informou a seus colegas sobre a nova linha política de Washington, mas não quiseram detalhar a reunião. EFE jcb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG