Foguete indiano que transportava satélite explode após lançamento

Foguete se desviou de sua rota planejada e explodiu 47 segundos depois da decolagem

AFP |

Um foguete indiano que carregava um satélite de comunicações explodiu no ar pouco após o lançamento neste sábado no sul da Índia. As imagens da TV local mostraram quando o foguete explodiu numa bola de fumaça e fogo depois de decolar do centro espacial de Sriharikota, a 80 quilômetros da cidade de Chennai.

O Veículo de Lançamento de Satélites Geosincrônico (GSLV, sigla em inglês) se desviou de sua rota planejada e explodiu 47 segundos depois da decolagem, segundo indicou o diretor da Organização de Pesquisa Espacial indiana (ISRO), K. Radhakrishnan, à imprensa.

"O GSLV explodiu a uma altitude de oito quilômetros e os fragmentos caíram no mar", acrescentou Radhakrishnan, referindo-se à Baía de Mumbai.

"Os dados indicam que os comandos dos computadores de bordo não conseguiram acessar os circuitos do primeiro estágio, mas o que causou a interrupção precisa ainda ser analisado", acrescentou Radhakrishnan.

O lançamento estava originalmente marcado para o último dia 20, mas foi adiado depois que os engenheiros descobriram um vazamento num dos motores desenhado pelos russos.

Em julho passado, um foguete indiano conseguiu colocar cinco satélites em órbita, três meses depois que as ambições espaciais do país sofreram um revés quanod um foguete caiu ao decolar.

A Índia começou seu programa espacial em 1963 e desenvolveu seus próprios satélites e veículos de lançamento para reduzir sua dependência de outros países.

    Leia tudo sobre: Índiaespaçosatélite

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG