Foguete com satélites brasileiro e vietnamita é lançado na Guiana Francesa

Paris, 18 abr (EFE).- Um foguete europeu Ariane-5 ECA foi lançado nesta sexta-feira da base espacial de Kuru (Guiana Francesa) para colocar em orbita satélites de telecomunicações do Brasil e do Vietnã.

EFE |

O foguete, com capacidade para transportar dez toneladas, foi lançado às 19h17 de Brasília.

O Star One C2, propriedade da operadora brasileira Star One, é o oitavo satélite que esta companhia confia ao consórcio europeu Arianespace para ser colocado em órbita, enquanto o VINASAT-1 é o primeiro satélite de telecomunicações do Vietnã.

Graças a seus 45 transponders de diversos tipos, o Star One C2 proporcionará serviços de telecomunicações, multimídia e internet de banda larga na América do Sul, a partir de uma órbita geoestacionária de 70 graus oeste durante 15 anos.

Fabricado pelo consórcio Thales Alenia Space, o satélite tem uma massa em terra de 4.100 quilos.

O satélite vietnamita VINASAT-1, que pesa 2,6 toneladas no lançamento, permitirá ao operador Vietnã Post and Telecomunications Corporation oferecer ao país asiático uma ampla gama de serviços de telecomunicações.

Fabricado pela Lockheed Martin e dotado de 20 transponders, o VINASAT-1 proporcionará transmissões radiofônicas, de televisão e de telefonia para todo o país a partir de uma órbita geoestacionária de 132 graus leste. EFE al/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG