fora de controle diz Schwarzenegger - Mundo - iG" /

Fogo em Los Angeles está fora de controle diz Schwarzenegger

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, disse que um incêndio florestal fora de controle nas colinas de Los Angeles forçou a retirada de milhares de lares e ameaça 12.500 construções na área, densamente povoada.

Reuters |

O incêndio quase dobrou de tamanho da noite para o dia e já queimou 14 mil hectares de arbustos secos nas montanhas de cinco cidades, numa extensão de 16 km entre La Crescenta e Pasadena, disse o Corpo de Bombeiros da Califórnia. Cerca de 10 mil casas estão sob ordem de evacuação.

Reuters
Carro em frente à casa queimada na Califórnia

"Estes incêndios ainda estão totalmente fora de controle", disse Schwarzenegger aos repórteres no posto dos bombeiros em Lakeview Terrace. "São enormes e muito perigosos, e estão chegando muito perto da casas e estruturas."

Os focos levaram Schwarzenegger a voltar às pressas para a Califórnia após o funeral do tio de sua esposa, o senador Edward Kennedy, disse ele.

Destruição

Até agora três casas afastadas foram destruídas e cerca de dez mil lares e 2.500 construções estão em perigo, como Mount Wilson, local que concentra instalações de comunicações essenciais, incluindo torres de transmissão de rádios e TVs.

"Esse local é o centro nervoso da maior parte das comunicações na área de Los Angeles", disse o comandante dos bombeiros Mike Dietrich. "Não está fora de perigo neste instante. Mal começamos, e este incêndio é traiçoeiro."

Comandantes de brigadas dos bombeiros disseram em uma reunião com a imprensa que mais de três casas se perderam no cânion de Big Tujunga, embora não conheçam o número exato.

"Temos relatos de testemunhas de que nossa casa se foi e até 30 outras também", disse Beth Halaas, que vive com sua família no cânion, onde a maioria das casas é alugada nos finais de semana.

Somente cinco por cento do incêndio que começou na quarta-feira perto da comunidade exclusiva de La Canada Flintridge está contido, mas os bombeiros podem se beneficiar de temperaturas ligeiramente mais baixas neste domingo, pouco abaixo de 37 graus Celsius.

A causa dos incêndios está sendo investigada.

Leia mais sobre incêndios

    Leia tudo sobre: califórniaincêndios

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG