Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Fogo continua avançando sem controle na Califórnia

Los Angeles - O fogo continua avançando sem controle em muitos pontos da Califórnia, especialmente na região conhecida como Big Sur, onde centenas de moradores tiveram que ser deslocados, informaram as autoridades.

EFE |

Até o momento, 17 casas foram queimadas pelas chamas do incêndio, que começou no último dia 21 depois de uma forte tempestade que afetou o norte do estado.

Por volta de 1.500 pessoas, entre moradores e turistas, abandonaram a região por precaução frente a proximidade das chamas que já devastaram nessa área mais de 26 mil hectares de matas e florestas.

Muitos dos deslocados pingavam um gel protetor em suas casas antes de fugir.

Espera-se que o incêndio continue durante as próximas semanas, por isso, o dano ecológico deverá se somar às perdas econômicas para os habitantes de Big Sur, cuja principal fonte de renda é o turismo.

Até o momento, os bombeiros têm sob controle somente 3% do fogo.

A área do Big Sur se encontra a 240 quilômetros ao sul de São Francisco em uma faixa de terreno montanhosa muito próxima à costa, com muitas escarpas.

Devido ao seu pouco desenvolvimento urbanístico, a região conserva importantes núcleos de vegetação e fauna.

A Câmara de Comércio de Big Sur emitiu um comunicado avisando os potenciais visitantes para que evitem a zona por causa do fogo, que obrigou a fechar um trecho da rodovia do Pacífico.

Um dos últimos incêndios que ocorrem na Califórnia se originou em Santa Bárbara, e atualmente está completamente fora de controle e já queimou quase mil hectares depois de se manter ativo por três dias.

As autoridades do condado solicitaram que a declaração de emergência em sua jurisdição sirva para poder obter fundos de ajuda especiais.

Desde o último dia 20, a Califórnia sofreu mais de mil focos de incêndio, especialmente concentrados na zona norte e central do estado, e cerca de 180 mil hectares foram destruídos pelas chamas, segundo os dados do departamento florestal.

O prognóstico do National Interagency Fire Center antecipou em um relatório publicado esta semana que o norte da Califórnia sofrerá sérios incêndios até outubro devido a um clima seco fora do comum.

Leia mais sobre: incêndios

Leia tudo sobre: califórniaincêndio

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG