SÃO FRANCISCO, EUA ¿ Mais de 840 focos de incêndios causados por uma tempestade de relâmpagos ¿sem precedentes¿ atingem o norte da Califórnia, deixando o governador Arnold Schwarzenegger em estado de alerta.

Schwarzenegger disse que foi alertado por autoridades no domingo à noite sobre 520 focos de incêndio, e que, já na segunda-feira, esse número havia subido para 700. Momentos mais tarde, dados oficiais já apontavam 842 incêndios. O governador pediu ajuda a outros Estados e declarou que não é possível estar preparado para 500, 700 ou 800 incêndios ao mesmo tempo.

AP
Incêndios deixam Califórnia em estado de atenção

Dois dos maiores focos queimaram cerca de 16 quilômetros quadrados cada. Um no condado de Napa se alastrou rapidamente em direção ao condado de Solano, ameaçando 250 casas a 100 quilômetros ao sul de Sacramento, declarou Kevin Colburn, porta-voz do Departamento de Proteção e Incêndios.

Outro, na Floresta Nacional de Shasta-Trinity, 258 quilômetros distante de Sacramento, ameaça 1.200 casas.  Em Los Padres mais de 23 mil hectares foram atingidos pelo fogo e nove bombeiros foram atingidos.

No Novo México, os fogos carbonizaram 20 mil hectares de vegetação.

Em parte, o crescente número de incêndios se deve as tempestades de trovão que atingiram o Estado na última sexta-feira.

Leia mais sobre: incêndios

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.