erva santa por temer que venha substituir a maconha - Mundo - iG" /

Flórida quer proibir erva santa por temer que venha substituir a maconha

Uma iniciativa para incluir na lista de substâncias controladas e proibidas na Flórida a chamada erva santa (Salvia divinorum), que serve para realçar o sabor das comidas hispânicas, mas também tem efeitos alucinógenos, está a caminho de se transformar em lei.

EFE |

Essa semana, a Câmara de Representantes da Flórida aprovou por grande maioria um projeto de lei que determina que cultivar ou possuir a "erva santa" é um delito de terceiro grau, punível com até cinco anos de prisão.

O projeto deve passar agora pelo Senado da Flórida e se for aprovado, será enviado ao governador Charlie Crist, que ao assiná-lo o tornará válido a partir de 1º de julho de 2008.

Enquanto isso, em Sorrento, uma localidade do centro da Flórida onde a Polícia está empenhada em apanhar imigrantes ilegais, a erva cresce nos jardins dos vizinhos de origem hispânica, que a usam para apimentar suas comidas, em muito casos sem saber que seus efeitos alucinógenos a transformaram em uma potencial droga substituta da maconha.

Impulsionado pela representante Mary Brandenburg, o projeto de lei propõe castigar com até cinco anos de prisão a aqueles que sejam achados em posse desta planta, que prolifera nos Estados Unidos como alucinógeno e droga de tipo recreativo, segundo sustenta a iniciativa legislativa.

Apesar dos poderes curativos conferidos à erva, e de seu uso como condimento, o projeto de lei da representante Brandenburg, estabelece que a "Salvia divinorum" e seu componente, "salvinorim" não apresentam atualmente nenhum benefício médico aceito nos Estados Unidos".

    Leia tudo sobre: maconha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG