Flórida estende horário de votação antecipada devido a comparecimento recorde

O governador da Flórida, Charlie Crist, decidiu nesta terça-feira estender o horário da votação antecipada no estado, devido à demora e às longas filas registradas por causa do coparecimento recorde de eleitores para votar no pleito presidencial.

AFP |

Crist ordenou que as mesas de votação funcionassem durante 12 horas por dia, das 07H00 às 19H00 (23H00 GMT), para dar vazão à enorme quantidade de eleitores que decidiu comparecer às urnas antecipadamente na Flórida.

O prazo para votar antes da data oficial da eleição também será ampliado, passando para domingo, 2 de novembro, mas com horário reduzido durante o final de semana.

"A Flórida está vendo um número histórico de cidadãos que se registraram para votar pela primeira vez, e uma quantidade recorde decidiu fazê-lo de forma antecipada", indicou o governo em um comunicado.

Até segunda-feira, o número de votos emitidos superava um milhão, segundo o departamento de Estado da Flórida.

Analistas apontam que a maior parte dos novos eleitores do estado se registrou como democrata, apesar da Flórida ser um estado tradicionalmente republicano (o governador Crist é republicano), e afirmam que a votação antecipada beneficia mais a candidatura do democrata Barack Obama.

"Felicitamos o governador Crist por ter dado uma resposta ao enorme entusiasmo dos eleitores da Flórida neste período de eleições", declarou Steven Schale, diretor da campanha democrata no estado.

Schale disse ainda que seu partido calcula que "cerca de 2 milhões de cidadãos já votaram" desde o início da votação antecipada na Flórida, há oito dias.

jco/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG