Ike - Mundo - iG" /

Flórida declara estado de emergência por furacão Ike

Miami, 5 set (EFE) - O governador do Flórida, Charlie Crist, declarou hoje o estado de emergência perante a ameaça do furacão Ike, que poderia afetar o sul desta península americana na próxima semana, após atingir Bahamas e Cuba.

EFE |

A ordem emitida por Crist permite "buscar ajuda direta de qualquer das agências do Governo americano" e dos organismos locais, estaduais e regionais.

O "Ike" é um "extremamente perigoso" ciclone de categoria 3 que avança hoje para as Bahamas com ventos máximos sustentados de 195 km/h e poderia girar depois para o sul da Flórida.

Segundo o cone de projeção de sua trajetória, poderia tocar terra na terça-feira no extremo sul do estado, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês).

Crist ordenou que a Guarda Nacional da Flórida fique alerta durante o tempo que durar o estado de emergência e autorizou o Departamento de Transporte americano a não exigir o pagamento de pedágio nas estradas do estado, que preste assistência e facilite as evacuações.

Além disso, concede às principais agências do estado a responsabilidade para o uso público dos edifícios e a decisão de fechá-los durante a situação de emergência.

Permite também abrir refúgios nos colégios e universidades do estado para as pessoas que possam ser evacuadas. EFE emi/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG