Flechas achadas no Brasil provam que índios peruanos fogem ao país, diz ONG

Madri, 29 set (EFE) - Flechas de índios peruanos encontradas em território brasileiro fizeram as autoridades brasileiras acreditar que as tribos da nação vizinha estão fugindo para o Brasil, disse hoje a Survival International. Em comunicado divulgado hoje na Espanha, a ONG afirma que os funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) encontraram estas flechas em um dos cantos mais remotos da Amazônia brasileira. O comunicado cita José Carlos Meirelles, diretor da Frente de Proteção Etno-Ambiental do rio Envira. Segundo ele, as flechas são diferentes das usadas pelas tribos brasileiras não contatadas, o que prova o deslocamento dos índios peruanos para o Brasil.

EFE |

Os membros da Funai, segundo o comunicado, encontraram na Amazônia brasileira pegadas, restos de uma fogueira e o lugar onde um grupo de seis ou sete pessoas tinha acampado durante a noite.

Segundo a Survival International, acredita-se que os indígenas peruanos vão para o Brasil por conta do "desmatamento ilegal que está devastando seus territórios".

O comunicado lembra que o presidente do Peru, Alan García, sugeriu publicamente que os povos indígenas isolados não existem, argumentando que foram 'criados' por ambientalistas contrários à exploração petrolífera naquela região. EFE jnr/rb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG