Fisco boliviano adverte que Santa Cruz deve pagar impostos nacionais

O fisco boliviano advertiu que a região dissidente de Santa Cruz - que tenta criar seu próprio sistema de impostos - será multada caso os empresários decidam pagar seus impostos localmente e não ao Tesouro nacional, informou nesta sexta-feira a imprensa local.

AFP |

A presidente do Serviço de Impostos Nacionais (SIN), Marlena Ardaya, afirmou que "o que Santa Cruz está fazendo é tentar criar seu próprio sistema de impostos a partir de nenhuma lei nem segurança jurídica", após a instalação, na quinta-feira, de sua Assembléia Legislativa, que pretende aprovar leis para aplicação local.

Se o autodenominado "Governo Autônomo de Santa Cruz" exige o pagamento local de tributos por toda a atividade econômica, isso "não teria nenhuma característica de legalidade para nos", disse Ardaya ao jornal La Prensa.

Santa Cruz, região responsável por 28% do PIB boliviano, aprovou há duas semanas, em um referendo não foi reconhecido oficialmente, um "estatuto autonômico" que para o governo de Evo Morales é ilegal e separatista.

jac/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG