Fine Gael vence eleições locais na Irlanda

Dublin, 9 jun (EFE).- O partido democrata-cristão Fine Gael venceu as eleições locais realizadas na sexta-feira passada na Irlanda com 32,2% dos votos, enquanto o governante Fianna Fáil obteve 25,4%, sua pior derrota em quase 90 anos, confirmou hoje a comissão eleitoral.

EFE |

A terceira colocação ficou com o Partido Trabalhista, com 14,7% dos votos, enquanto o Sinn Féin recebeu 7,4% e o Partido Verde - parceiro do Fianna Fáil no Executivo de Dublin - obteve 2,3%.

Os 18% de votos restantes foram distribuídos pelos candidatos independentes e outros partidos menores.

O resultado deste pleito, no qual foram renovados 114 Governos locais, evidenciou o descontentamento do eleitorado com a atuação do Executivo diante da profunda crise econômica no país, a ponto de os ecologistas perderam todos os seus representantes nas instituições de Dublin.

Por outro lado, com esta vitória, o Fine Gael, o maior partido da oposição no Parlamento nacional, se transformou pela primeira vez desde 1932 na principal legenda política irlandesa e no provável vencedor das próximas eleições gerais, previstas para 2010 ou 2011.

Os democratas-cristãos controlam agora a maioria dos Governos locais com um total 340 representantes, muito à frente do Fianna Fáil (218), do Partido Trabalhista (132), do Sinn Féin (54), do Partido Verdes (3) e dos independentes e "outros" (136). EFE ja/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG