Filme de Hanecke leva prêmio da crítica em Cannes

Cannes (França), 21 mai (EFE).- O austríaco Michael Hanecke recebeu hoje o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci, em francês) de melhor filme da mostra oficial do Festival de Cannes por Das Weisse Band.

EFE |

"Não é o primeiro prêmio Fipresci que recebo, mas este foi o primeiro que ganhei quando tinha apenas 20 anos, com meu filme 'Benny's Video' (1992)", contou Haneke ao receber a premiação.

Com o americano Mike Goodridge como presidente do júri, a Fipresci agraciou, dentro da mostra "Un Certain Regard", o filme romeno "Politist, Adjectiv", de Corneliu Porumboiu.

Além disso, a associação selecionou "Amreeka", uma co-produção entre Estados Unidos, Canadá e Kuwait dirigida por Cherien Dabis, como melhor filme entre as mostras paralelas "A Semana da Crítica" e "Quinzena de Realizadores".

Também foram entregues na mesma cerimônia os prêmios do Júri Ecumênico, que privilegia os filmes com conteúdo voltado para os valores humanos e solidários.

"Looking for Eric", de Ken Loach, foi o vencedor, por "sua aproximação humorística, otimista e humanista da sociedade contemporânea em plena crise", segundo o júri presidido pelo romeno radicado na França Radu Mihaileanu.

"Das Weisse Band" também ganhou uma menção especial por "incitar a uma maior vigilância diante dos sintomas de nossa violência pessoal, que cria também a base da violência social e política", segundo o júri.

Por fim, o Júri Ecumênico resolveu criar um "antiprêmio", que foi destinado a "Anticristo", do dinamarquês Lars Von Trier, por ser o filme "mais misógino" dentre os exibidos em Cannes. EFE msc/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG