Uma equipe da BBC filmou o processo de cortejo e cruzamento entre pandas gigantes em seu ambiente natural, nas florestas de bambu das montanhas Qinling na China, no que pode ser a primeira filmagem deste tipo para a TV. As imagens mostram um panda gigante tendo que lutar com concorrentes enquanto tenta cortejar e conquistar uma fêmea.

A seqüência ilustra um comportamento raramente demonstrado nos zoológicos.

As imagens incluem gritos e sons que lembram o personagem Wookie dos filmes da série Guerra nas Estrelas.

"Eu comparo a Chewbaccas em uma briga no bar", disse o produtor do programa, Gavin Maxwell.

G.Maxwell
"Os pandas vivem sozinhos na maior parte do tempo. Eles se juntam apenas na temporada de acasalamento, que é quando ocorrem essas extraordinárias vocalizações. Os sons são diferentes e a última coisa que você esperaria ouvir de um panda. Quando você pega dois ou três machos com uma fêmea, há um monte de latidos e gritos."

Foram necessários meses de pesquisa, reconhecimento de locação e negociações com as autoridades chinesas apenas para conseguir filmar os pandas. Filmar a seqüência em si exigiu muita paciência, habilidade e sorte.

Triciclos
As montanhas Qinling são cheias de desfiladeiros e o crescimento do bambu é tão denso que pode ser extremamente difícil se aproximar dos pandas, mais ainda conseguir filmar claramente seu comportamento.

"Eles são como mini-triciclos, e quando disparam é muito difícil acompanhá-los", lembra Maxwell.

Eventualmente, a equipe de filmagem encontrou um excelente ponto para filmar uma fêmea que estava no alto de uma árvore, em um desfiladeiro. Ela se balançava enquanto seus "candidatos" esperavam, embaixo. As fêmeas só permanecem no cio dois dias por ano.

As imagens mostram o maior macho correndo atrás de um concorrente por dentro da floresta. Depois, ele finalmente conquista a fêmea, quando ela desce da árvore.

Esta não é a primeira vez que uma equipe de televisão filma o sexo dos pandas em seu habitat natural, mas acredita-se ser a seqüência de cortejo mais completa já capturada por uma câmera.

Segundo Maxwell, as imagens mostram um panda distante da imagem tímida, de reputação plácida que tradicionalmente associamos aos animais.

"Ocasionalmente você está lá quieto, sentado, tentando não chamar a atenção quando os machos vêm, de repente, saindo dos bambus, em sua direção", disse ele.

"Eles estão em chamas, ofegantes e com a respiração pesada, e você pode ver o vapor saindo de suas bocas. Eles parecem criaturas totalmente diferentes."
O programa Wild China: Land of the Panda vai ser transmitido neste domingo, às 20h00 GMT.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.