Filipinos muçulmanos escolhem representantes na conflituosa região do sul

Zamboanga (Filipinas), 11 ago (EFE).- Os filipinos da região autônoma muçulmana de Mindanao, vão hoje às urnas para escolher seus representantes regionais, no meio da tensão causada pelos confrontos entre o Exército e rebeldes da Frente Moura de Libertação Islâmica (FMLI).

EFE |

"O povo faz fila nos colégios eleitorais, que abriram sem contratempos", disse em entrevista coletiva, o porta-voz da comissão eleitoral, José Melo.

Por meio do voto, a população de Mindanao, onde moram cerca de um milhão de pessoas, elegerão o governador, vice-governador, e os membros da assembléia regional.

A votação acontece após três dias de intermitentes choques armados entre as tropas governamentais e cerca de mil combatentes do FMLI na província de Cotabato do Norte.

Até o momento, pelo menos três pessoas morreram, outras oito ficaram feridas, e 12.000 retiradas de aldeias da região.

Os ataques das tropas governamentais querem expulsar os guerrilheiros do FMLI de várias localidades ocupadas há uma semana, e seguem um ultimato do Governo na quinta-feira passada para que os rebeldes abandonassem a região em um período de 24 horas.

Os líderes cristãos do sul das Filipinas que acusaram o FMLI de forçar a fuga de cerca de 6.500 pessoas, após queimarem casas e roubar gado em pelo menos três localidades.

O porta-voz do FMLI, Eid Kabalu, disse no domingo passado que suas forças tentaram sair dos povoados que ocuparam, mas que a presença de tropas e milícias dificultou sua retirada.

Fundado em 1984, o FMLI é a maior organização separatista do arquipélago com mais de 12.000 militantes, muitos dos quais combatem o Exército apesar do cessar-fogo, em teoria vigente desde 2003.

Quase quatro décadas de conflitos contra as tropas governamentais deixaram 120.000 mortos e cerca de dois milhões de deslocados no sul de Mindanao, uma das áreas mais pobres das Filipinas. EFE rp/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG