Filipinos encontram menor tubarão-baleia já visto

Manila, 10 mar (EFE).- Um grupo de ecologistas filipinos encontrou na região leste do arquipélago um filhote de tubarão-baleia de apenas 38 centímetros de comprimento, o menor exemplar vivo achado até agora desse que é o maior peixe do mundo.

EFE |

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) informou hoje que o animal foi descoberto na semana passada na província de Sorsogon, 350 quilômetros a sudeste da capital, e foi fotografado antes de ser devolvido ao mar.

Segundo os ativistas, sua pequena cauda havia ficado presa em uma das cordas que amarram os navios à praia.

A descoberta dá esperança aos cientistas de que os tubarões-baleia possam ter escolhido para algum fim a baía de Sorsogon, onde nadar com os gigantescos animais já virou uma das maiores atrações turísticas do país.

Até agora, o único exemplar de filhote menor que o encontrado pelos filipinos havia sido um outro achado no útero de uma fêmea que ficou encalhada em 1996, segundo a WWF.

O tubarão-baleia (rhinchodon typus) é o maior dentro da família dos esqualos, que pode medir até 20 metros de comprimento e pesar 18 toneladas. O animal, porém, não representa perigo ao homem, pois se alimenta exclusivamente de microorganismos do plâncton marinho.

Esse animal chega a viver 100 anos e nada em todos os mares temperados do planeta, exceto no Mediterrâneo. EFE csm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG