desobediência civil após eleições - Mundo - iG" /

Filho do Xá do Irã pede apoio para desobediência civil após eleições

Reza Pahlevi, filho do último Xá do Irã Mohamed Reza Pahlevi, derrubado pela Revolução Islâmica de 1979, pediu neste domingo à comunidade internacional que dê seu apoio à desobediência civil no Irã, considerando que uma mudança em seu país pode ocorrer apenas a partir de dentro.

AFP |

"Sempre acreditei em um cenário de desobediência civil, mas isto só poderá ocorrer se houver ajuda e apoio da comunidade internacional", declarou Pahlevi, exilado nos Estados Unidos, à rádio francesa RTL.

"É hora de o mundo apoiar meus compatriotas em seu combate pela liberdade, pelos Direitos Humanos e pela democracia", acrescentou.

Pahlevi considerou: "não é preciso esperar outros resultados quando temos um sistema onde há uma pessoa acima de tudo, que diz ter o poder divino, que controla todos os aspectos do governo e que dita os candidatos". "A raiz do problema é o regime, e enquanto continuar de pé, acho que infelizmente os iranianos não poderão voltar a encontrar a oportunidade de progresso e liberdade", acrescentou.

Questionado sobre a hipótese de um ataque israelense contra as instalações nucleares iranianas, Pahlevi considerou que apenas "beneficiaria o regime" de Teerã.

"A única solução para e o mundo, antes que o Irã tenha sua bomba (atômica), é ajudar para que haja uma mudança a partir de dentro", assegurou.

cf/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG