Filho desmente que Karubi tenha deixado Teerã

TEERÃ - Mehdi Karubi, um dos líderes da oposição no Irã, não deixou Teerã para o norte do Irã, informou nesta quarta-feira seu filho Hossein no site de seu pai, desmentindo informações divulgadas pela agência oficial Irna.

iG São Paulo |

Segundo a agência, Karubi e Mir Hosein Moussavi, candidatos declarados derrotados nas eleições presidenciais de junho, teriam deixado Teerã e partido para uma cidade do norte do país. Já o site oposicionista "Rahesabz" disse que eles estariam sob custódia do governo para sua própria proteção.

"Dois daqueles que desempenharam um importante papel em iniciar a tensão no Irã depois da votação de junho fugiram de Teerã e foram ao norte do país por temerem a população que pedia sua punição", afirmou a agência sem citá-los nominalmente.

Segundo o "Rahesabz", "membros da Guarda Revolucionária e do Ministério de Inteligência levaram Mousavi e Karubi para a cidade de Kelar-Abad para protegê-los contra a raiva da população".

As informações surgem três dias depois de choques entre manifestantes e forças de segurança terem deixado oficialmente 8 mortos, 300 presos e 60 feridos no país . Entre os mortos está o sobrinho de Mousavi, Ali Seyyed. Também surgem num dia marcado pela mostra de força do regime em protestos organizados que reuniram  milhares de manifestantes em Teerã e outras cidades do país em marchas pró-governo .

Os tumultos de domingo foram os mais sangrentos desde junho, quando milhares de manifestantes foram às ruas para declarar como fraude a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad para a presidência. Os protestos foram os piores desde a Revolução Islâmica, em 1979.

Depois das manifestações de domingo, as forças de segurança lançaram uma caça aos dissidentes  e prenderam pelo menos 20 figuras proeminentes da oposição, entre elas três assessores graduados de Moussavi .

Com informações de EFE, AFP e AP

Leia mais sobre: Irã

    Leia tudo sobre: eleiçõesirãprotestos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG