Filho de Murdoch será convocado para novo depoimento sobre grampos

Parlamento britânico quer fazer mais perguntas a James Murdoch sobre escândalo de escutas ilegais do News of the World

iG São Paulo |

AFP
James Murdoch presta depoimento ao Parlamento britânico (19/07)
O filho do magnata Rupert Murdoch, James , presidente da News Corporation na Europa e na Ásia, será convocado a prestar novo depoimento à comissão parlamentar britânica que investiga o escândalo das escutas ilegais do extinto tabloide News of the World .

"Temos mais algumas perguntas para fazer a James Murdoch", disse o presidente da Comissão de Meios de Comunicação da Câmara dos Comuns, John Whittingdale, ao canal Sky News.

Em um primeiro depoimento à comissão, em julho, James Murdoch negou estar ciente da existência de um e-mail que demonstrava que as escutas no News of the World não tinham sido feitas por apenas um repórter, mas, sim, eram prática generalizada.

Mas outras duas testemunhas, o ex-redator do jornal Colin Myler e o ex-advogado da News International, braço britânico da News Corp, Tom Crone, asseguraram em duas ocasiões diante da comissão que informaram o presidente da companhia sobre esta mensagem durante uma reunião em 2008.

A comissão já havia adiantado em meados de agosto sobre a possibilidade de voltar a convocar James Murdoch devido a "provas contraditórias que o comitê está decidido a esclarecer".

James Murdoch, de 38 anos, continua defendendo seu primeiro depoimento. "Mantenho meu testemunho, que é um relato fiel dos fatos", insistiu, em comunicado divulgado na semana passada pelo News International.

Potencial sucessor de seu pai à frente da News Corp, James Murdoch dirige todas as atividades do grupo familiar na Europa e na Ásia, e também preside desde 2007 a plataforma de televisão por satélite britânica BSkyB.

O News of the World foi fechado por causa das acusações de que a equipe do jornal grampeou os telefones celulares de até quatro mil pessoas.

Com EFE e AFP

    Leia tudo sobre: news of the worldmurdochgramposreino unido

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG