Filho de líder da oposição no Irã foi preso, diz site

Filho de Mehdi Karoubi, Ali foi detido juntamente com a mulher Nafiseh Panahi na noite de segunda-feira

Reuters |

Forças de segurança iranianas prenderam um dos filhos do líder da oposição Mehdi Karoubi, informou o site dele nesta terça-feira, uma semana depois que seus simpatizantes saíram às ruas em sua primeira demonstração em mais de um ano.

"Ontem à noite, forças de segurança invadiram a casa de Ali Karoubi e prenderam ele e sua mulher, Nafiseh Panahi", informou o site Sahamnews. Pahani foi libertada mais tarde, mas não havia notícias sobre seu marido.

Segundo a Sahamnews, há preocupações em relação a Mehdi Karoubi, depois que as forças de segurança atacaram sua casa na noite de segunda-feira e confiscaram documentos e livros. "Depois do incidente da noite passada e apesar de muitos esforços, não há notícias sobre o destino de (Mehdi) Karoubi e sua mulher", disse o site.

Mehdi Karoubi estava sob prisão domiciliar havia mais de uma semana, depois de chamar os simpatizantes de seu movimento reformista Verde para uma manifestação em 14 de fevereiro, o primeiro evento do tipo desde dezembro de 2009.

Tunísia e Egito

Mais manifestações foram realizadas no domingo. Os novos protestos foram inspirados por eventos na Tunísia e no Egito, que o próprio governo iraniano aplaudiu, vendo as insurgências como parte de um despertar islâmico.

Os protestos no Irã não foram autorizados e foram confrontados com forte repressão da segurança.

Junto com Mir Hossein Mousavi, Karoubi, de 73 anos, comanda o movimento Verde da oposição, que realizou protestos massivos em 2009 após a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad. A oposição alega que a votação foi fraudada.

O governo nega a alegação e reprimiu aquelas demonstrações, acusando o movimento Verde de tentar derrubar o sistema islâmico com o apoio dos inimigos do Irã no exterior.

    Leia tudo sobre: irãoposiçãomehdi karoubiali

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG