Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Filho de Fidel Castro anuncia criação de centro para nanociências em Cuba

Havana, 15 nov (EFE).- O Governo cubano criará o Centro de Estudos Avançados de Cuba (Ceac), destinado ao estudo das nanociências e da nanotecnologia, anunciou Fidel Castro Díaz-Balart, filho do ex-presidente cubano Fidel Castro.

EFE |

Castro Díaz-Balart, assessor científico do Conselho de Estado de Cuba, disse que seu país investirá nas nanociências com o apoio de suas conquistas na biotecnologia, na tecnologia da informação e nas comunicações, além do avanço das ciências básicas, destacou o jornal oficial "Granma".

O cientista cubano, de 59 anos, fez o anúncio durante o 2º Seminário Internacional de Nanotecnologias e Nanociências, que acontece em Havana.

Os "objetivos estratégicos" para Cuba nesta área incluem "aumentar conhecimentos e habilidades profissionais, potencializar o sistema nacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação", e criar uma "plataforma tecnológica com potencialidades de conseguir produtos de manufatura avançada", explicou.

Além disso, Castro Díaz-Balart disse que "a ciência dos materiais, da energia e da saúde" serão "as áreas de iniciativa e as necessidades principais" dentro do novo campo de conhecimento.

Segundo o filho de Fidel, os profissionais estrangeiros de "altíssimo nível" que estão participando do seminário em Havana "estão dispostos a compartilhar com Cuba suas experiências, suas doutrinas e estabelecer uma colaboração mutuamente vantajosa", apesar de a ilha não ter "desenvolvimento estabelecido" nesse ramo científico. EFE arj/wr/fal

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG