Filho afirma que Ingrid Betancourt corre para a morte em seu último combate

O filho de Ingrid Betancourt, Lorenzo Delloye, afirmou nesta quarta-feira que a mãe iniciou uma greve de fome em desafio à guerrilha das Farc e ao presidente colombiano Alvaro Uribe e que corre para a morte, em um último combate para obter sua libertação.

AFP |

"Mediante este gesto inaudito em tais circunstâncias, mamãe iniciou com as Farc e com o presidente Uribe um combate que os coloca ante suas responsabilidades diante da História. Têm que tirar suas máscaras", disse Delloye em uma entrevista coletiva em Paris.

Segundo Delloye, a refém franco-colombiana, seqüestrada há mais de seis anos pelas Farc, parou de se alimentar há quase cinco semanas.

"Isto demonstra que, apesar de sua extrema fragilidade, não perdeu nem um pigo de sua combatividade e lucidez", afirmou.

"Minha mãe está correndo para a morte", destacou, no entanto, ao enfatizar a urgência da situação.

Ao se dirigir ao comandante das Farc, Manuel Marulanda, o filho de Ingrid Betancourt disse que não pede apenas que salve a vida de uma mulher, mas que leve em consideração a imagem que passará ao mundo.

"A você cabe decidir se ficará para sempre como um criminoso de guerra, tratado como tal, ou se entrará nos livros como um ser humano", declarou.

Lorenzo Delloye saudou as "iniciativas fortes" do presidente colombiano Alvaro Uribe, "que fazem renascer a esperança", mas disse que as atitudes "não devem se limitar ao simbólico".

"Quero acreditar que o senhor aumentará a vigilância para que seus homens respeitem o cessar-fogo e para que a missão humanitária enviada pela França possa socorrer minha mãe sem problemas", disse Delloye.

O presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou na terça-feira o envio iminente à Colômbia de uma "missão humanitários", depois de ter pedido ao líder das Farc a libertação imediata de Betancourt, que segundo ele está "em perigo de morte iminente" depois de seis anos em cativeiro na selva.

bur/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG