Filha de Fujimori lidera pesquisas para eleições peruanas de 2011

Lima, 17 ago (EFE).- A legisladora Keiko Fujimori, filha do ex-presidente peruano Alberto Fujimori, lidera as pesquisas sobre intenção de voto para as eleições presidenciais de 2011, segundo uma enquete divulgada hoje.

EFE |

A pesquisa nacional realizada pela empresa de consultoria privada Ipsos Apoyo Opinión y Mercado revela que se as eleições fossem amanhã, 22% dos peruanos votariam em Keiko, enquanto 18% apoiariam o atual prefeito de Lima, Luis Castañeda.

Atrás de Keiko e Luis Castañeda estão o líder do Partido Nacionalista, Ollanta Humala (13%), a conservadora Lourdes Flores (11%) e o ex-presidente peruano Alejandro Toledo (10%), entre outros candidatos, de acordo com a pesquisa, publicada hoje pelo jornal "El Comercio".

Porém, 47% dos entrevistados entre 12 e 14 de agosto expressaram seu desejo de que surja uma nova opção para o pleito de 2011, enquanto 53% disseram desconfiar de uma coalizão de centro para as próximas eleições presidenciais e legislativas.

Uma das hipotéticas alianças eleitorais que conta com o respaldo de 38% dos consultados é a que envolve o ex-presidente Toledo, Lourdes Flores e Luis Castañeda.

Já 51% desaprovam o desempenho de Keiko como dirigente política e outros 35% o respaldam, segundo a pesquisa, que conta com um nível de confiança de 95%.

Outro estudo da Apoyo Opinión y Mercado afirma que a parlamentar é a segunda pessoa mais poderosa do Congresso peruano, atrás do ex-primeiro-ministro Jorge del Castillo.

Keiko Fujimori, congressista pela Aliança pelo Futuro (AF) e questionada pela origem dos fundos com os quais seus estudos universitários nos Estados Unidos foram pagos, é considerada a herdeira política de Alberto Fujimori.

O ex-presidente já foi condenado por violações dos direitos humanos e outros crimes e aguarda na prisão outro julgamento. EFE wat/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG