desastre - Mundo - iG" /

FIDH diz que aprovação de nova diretiva sobre imigrantes é um desastre

México, 18 jun (EFE).- A Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH) e várias ONGs latino-americanas consideraram hoje um desastre a aprovação da diretiva de retorno de imigrantes ilegais no Parlamento Europeu (PE).

EFE |

"É uma verdadeira declaração de guerra contra os imigrantes já que é a exclusão legalizada. É um escândalo", disse em entrevista coletiva na capital mexicana o presidente da FIDH, Souhayr Belhassen.

"Conhecemos hoje o desastre do voto do PE, que com grande maioria aprovou a diretiva da União Européia (UE) sobre as migrações", disse o ativista ao término do seminário sobre imigração que durou dois dias.

Belhassan lamentou que a Eurocâmara não levasse em conta uma declaração da FIDH, que ontem pediu que fosse rejeitada a diretiva por considerar que a lei emitiria uma mensagem de "criminalização dos imigrantes".

Já Karina Arias, representante da ONG Sem Fronteiras, reconheceu que a nova diretiva terá um amplo impacto na América Latina, sobretudo em países do cone Sul.

Além disso, chamou a atenção sobre as medidas contra os menores não acompanhados, que podem ser devolvidos a instituições de seus países casos seus parentes não sejam localizados.

Ao término do seminário a FIDH anunciou que no final deste ano começará a impulsionar uma campanha mundial de sensibilização sobre os direitos dos imigrantes na qual, entre outros aspectos, se convidará os países desenvolvidos a entender o desenvolvimento como um direito humano. EFE act/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG