HAVANA - O líder cubano Fidel Castro apareceu nesta sexta-feira em uma foto com o número dois do Partido Comunista da China, Wu Bangguo, de pé e com uma camisa quadriculada, no jardim de sua residência, uma das poucas imagens em ambiente externo publicada pela imprensa desde que ficou doente há três anos.

Vestido com uma camisa de mangas curtas, cor vinho, Fidel parece ter recuperado o peso e aperta a mão de um sorridente Wu na fotografia, publicada na primeira página dos jornais Granma e Juventude Rebelde.


Foto de Fidel foi estampada nos jornais de Cuba / AP

O líder cubano, 83 anos, aparece com Wu a vários metros da entrada de sua casa, onde recebe presidentes, políticos, dirigentes e militantes de esquerda. A foto foi tirada pelo filho do líder revolucionário Alex Castro.

Nos três anos afastado do poder por uma grave crise de saúde que o deixou a beira da morte, Fidel apareceu em fotos ao ar livre ao lado do escritor colombiano e Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e do irmãos Raúl Castro, sempre sentado.

Fidel Castro passou três horas ao lado de Wu, também presidente do Parlamento da China, em um ambiente "cordial e fraterno", segundo o comunicado oficial que acompanha a fotografia.

O cubano recebeu na quarta-feira o presidente da Assembleia Geral da ONU, o nicaraguense Miguel D'Escoto, que afirmou ter visto Fidel em "excelente" estado de saúde e ânimo.

Com AFP e Ansa

Leia mais sobre Fidel Castro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.