Fidel lança livro sobre a Revolução em Cuba

Ex-presidente cubano diz ter escondido caráter socialista do movimento que o levou ao poder por "questão de tática"

iG São Paulo |

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro lançou nesta segunda-feira o livro "A Vitória Estratégica: Por todos os Caminhos da Sierra", obra de 896 páginas sobre a luta do grupo liderado por ele contra o então presidente Fulgencio Batista.

O título se refere à Sierra Maestra, região serrana do país onde Fidel e seus companheiros se esconderam e travaram batalhas contra o exército de Batista em 1958.

© AP
Fidel lança seu livro em Havana (02/07)

Segundo a edição desta terça-feira do "Granma", jornal oficial de Cuba, o evento contou com a presença dos comandantes e ex-combatentes da Revolução Ramiro Valdés e Guillermo García, e dos generais do Exército Abelardo Colomé e Leopoldo Cintras.

Antes da apresentação, Fidel cumprimentou cada um dos antigos companheiros. Depois, por cerca de uma hora e meia, o ex-presidente leu e comentou trechos do livro, que terá tiragem inicial de 50 mil exemplares.

© AP
A capa do livro de Fidel Castro
Na obra, Fidel descreve passagens de sua infância e juventude, contando como se tornou revolucionário.

Ele afirma que, durante os combates, escondeu propositalmente o caráter comunista da Revolução.

"Era uma questão de tática: se você vai tomar uma fortaleza (o poder), não pode ir direto, de cabeça. Você deve dar voltas, minar, destruir até tomá-la", afirmou.

Alguns revolucionários, como o ex-comandante Hubert Matos - que passou 20 anos na prisão, por "deslealdade" e que agora vive nos Estados Unidos - acusam Fidel de ter traído um movimento democrático ao transformar Cuba em um país comunista. Fidel declarou o caráter socialista da Revolução em 16 de abril de 1961, dois anos depois da vitória.

O ex-presidente já prepara um segundo volume, cujo título provisório é "A Contraofensiva Estratégica Final".

Com AFP e Agência Brasil

    Leia tudo sobre: cubafidel castro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG