reavaliar tudo em Cuba - Mundo - iG" /

Fidel diz que não há alternativa para necessidade de reavaliar tudo em Cuba

Havana, 25 set (EFE).- O ex-presidente cubano Fidel Castro afirma que não há alternativa para a necessidade de reavaliar tudo em seu país para buscar mais produtividade em todos os setores, incluídos a saúde e a educação, em um novo artigo divulgado hoje.

EFE |

"Penso que não há alternativa à necessidade de reavaliar tudo, buscar mais produtividade e menos esbanjamento de recursos humanos nos setores vitais, incluídos a Saúde e a Educação, e nos demais da economia produtiva e dos serviços", declara Fidel Castro em uma coluna publicada na imprensa oficial.

O ex-presidente, de 82 anos, afirma que existe uma "necessidade imperiosa de evitar o excesso de circulante monetário" e vincula a solução deste problema com a reforma do setor de seguridade social na qual o Governo trabalha.

O presidente cubano, Raúl Castro, defendeu na sessão do Parlamento de junho o aumento em cinco anos da idade mínima de aposentadoria, em processo progressivo que começará a partir do próximo ano.

"As informações que recebi, analisadas cuidadosamente, justificam os passos dados para aumentar a idade da aposentadoria, o que se associa no projeto com melhorias reais na renda familiar", declara o ex-presidente.

Também relaciona a medida com o "dever" de se recuperar "rapidamente do golpe dos furacões sem que ninguém se sinta desamparado".

Fidel afirma que é necessário ter um "cuidado extremo a cada vez que o socialismo se vê obrigado ao uso de mecanismos capitalistas".

"Alguns se embriagam e alienam sonhando com os efeitos da droga do egoísmo individual como a única mola capaz de movimentar as pessoas", diz.

O líder cubano afirma que "não nascem do acaso os bens e serviços que todos desejam".

São "indispensáveis" os "investimentos fortes, as tecnologias modernas, as matérias-primas caras, a energia abundante e muito especialmente o trabalho humano, mas desejamos ficar na pré-história", concluiu. EFE jlp/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG