Fidel diz que está "totalmente recuperado"

Durante encontro com jovens, ex-presidente de Cuba afirmou que sua saúde está em boa condição

EFE |

Reuters/Newscom/REUTERS TV
"Venci as últimas batalhas para poder estar nas condições em que me encontro hoje", diz Fidel
O ex-presidente de Cuba Fidel Castro afirmou nesta sexta-feira, durante encontro com jovens cubanos transmitido pela televisão estatal local, que sua saúde está "totalmente" recuperada. "Não faz muito tempo, venci as últimas batalhas para poder estar nas condições em que me encontro hoje", assinalou.

O líder cubano se referiu à sua saúde ao início da reunião, que teve participação dedirigentes da União de Jovens Comunistas (UJC), trabalhadores, estudantes, artistas, intelectuais e membros das Forças Armadas cubanas e do Ministério do Interior.

Nas últimas duas semanas, Fidel, que no próximo dia 13 de agosto completará 84 anos, surpreendeu o mundo ao fazer aparições públicas após longo período convalescendo. A primeira aparição foi no último dia 7 de julho, durante visita ao Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNIC). Em seguida, o ex-governante, que mantém o cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba, realizou visitas a outros locais do país, participou de um programa de televisão e se reuniu com 115 embaixadores cubanos no Ministério das Relações Exteriores.

No último dia 25, pela primeira vez desde que se retirou da vida pública em 2006 após se retirar da Presidência devido ao estado de saúde, cedendo o cargo a seu irmão Raúl, o líder cubano vestiu de novo a famosa camisa verde-oliva. Nesta sexta, no entanto, vestia uma camisa quadriculada em vermelho, preto e branco.

Fidel também anunciou recentemente a próxima publicação de um livro seu, intitulado "A vitória estratégica", que narra o triunfo de seu Exército rebelde em Serra Maestra em 1958 e no qual incluiu uma "pequena autobiografia" sobre sua infância e juventude.

* Com EFE

    Leia tudo sobre: iGFidelCubaEUA

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG