excelente saúde, revela D Escoto - Mundo - iG" /

Fidel Castro goza de excelente saúde, revela D Escoto

O líder cubano, Fidel Castro, goza de um excelente estado de saúde e está muito animado, revelou nesta quinta-feira o presidente da Assembleia Geral da ONU, o nicaraguense Miguel DEscoto, após se encontrar com o Comandante.

AFP |

"Foi um presente de Deus. Tivemos um lindo encontro, como sempre, e ele está cada vez melhor, em excelente estado de saúde, excelente estado espiritual e muito animado", disse D'Escoto, após ser condecorado no Palácio da Revolução.

O padre e ex-chanceler do governo sandinista disse à imprensa que conversou com Fidel na quarta, sobre diversos temas da atualidade internacional.

"Acredito que Deus escutou as orações de todos os revolucionários do mundo e ainda teremos Fidel por muito tempo", salientou D'Escoto, que conversou com o "Comandante" durante três horas.

Há uma semana, Fidel conversou por telefone "ao vivo" com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, para manifestar sua satisfação pela graduação de 44 médicos nicaraguenses que estudaram em Cuba.

Fidel, 83 anos, falou com clareza e segurança na mensagem transmitida pelo "viva voz" do telefone de Ortega.

Foi a primeira vez que Fidel falou diretamente ao público desde 14 de outubro de 2007, quando ainda convalescente, telefonou para o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

No dia 26 de agosto, a TV estatal de Cuba divulgou um vídeo de 24 minutos mostrando Fidel bem animado, em conversa com dez jovens venezuelanos que o visitaram.

Fidel Castro recebeu os jovens advogados venezuelanos em sua residência de pé, com clara disposição, vestido com um agasalho esportivo azul, camisa branca e tênis.

Após governar Cuba durante mais de 47 anos, Fidel Castro deixou o poder em julho de 2006, entregando a direção da Ilha a seu irmão Raúl, devido a um grave problema no aparelho digestivo. Em fevereiro de 2008, renunciou formalmente à presidência.

afp/LR/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG