símbolo do que há de mais nobre na humanidade - Mundo - iG" /

Fidel Castro felicita Mandela, símbolo do que há de mais nobre na humanidade

O líder cubano Fidel Castro enviou uma mensagem felicitando seu amigo sul-africano Nelson Mandela por seus 90 anos, a quem chamou de símbolo do que há de mais nobre na humanidade.

AFP |

O texto, publicado neste domingo no jornal Juventud Rebelde, mas escrito na sexta-feira, dia do aniversário, lembra os 25 anos de prisão aos quais Mandela foi submetido e assegura que "nada puderam contra o aço de sua resistência à calúnia e ao ódio".

Fidel, próximo de completar 82 anos, dois deles distanciado do poder devido a um grave problema de saúde, mantém uma forte amizade com Mandela, que reconhece que a derrota militar sul-africana em Angola, com a ajuda dos cubanos, foi uma contribuição para a queda do regime do apartheid.

"Soube resistir e, sem saber nem tentar, tornou-se um símbolo do que há de mais nobre na humanidade", escreveu Fidel ao sul-africano.

O líder cubano indicou: "viverás na memória das futuras gerações, e contigo os cubanos que tombaram defendendo a liberdade de seus irmãos em outras terras do mundo".

Diversas personalidades políticas e intelectuais também enviaram mensagens a Mandela, entre eles o presidente norte-americano, George W. Bush, e o candidato democrata, Barack Obama.

cb/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG