ruim - Mundo - iG" /

Fidel Castro adverte que tudo que enfraquece a revolução é ruim

Havana, 2 abr (EFE).- O ex-presidente cubano Fidel Castro advertiu que tudo o que fortalece eticamente à revolução é bom e tudo o que a enfraqueça é ruim, conforme mensagem enviada ao Congresso da União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC) e divulgado nesta quarta-feira.

EFE |

A carta, publicada pela imprensa oficial, transmite algumas "inquietações" de Fidel a 400 intelectuais e artistas que participam, desde ontem e até a próxima sexta-feira, do VII Congresso da Uneac, o primeiro em dez anos, cuja abertura contou com a presença do atual presidente, o general Raúl Castro.

Na primeira jornada do congresso, que a imprensa estrangeira não pôde participar, foram feitas críticas a algumas políticas culturais da ilha, discutiu-se a situação da educação e dos meios de comunicação - todos estatais -, entre outros temas, segundo reflete hoje o jornal oficial "Granma".

"Partindo de nossos esforços sãos, patrióticos e internacionalistas nas tarefas manuais e intelectuais que realizamos a cada dia, me atreveria a dizer que tudo o que fortalece eticamente a revolução é bom, tudo o que a debilita é mau", afirmou Fidel em sua mensagem.

O relatório do congresso, lido ontem, apontou uma defasagem entre o projeto cultural da revolução e os que são estabelecidos em amplos setores da população.

Fidel Castro afirmou que as palavras do presidente da comissão organizadora do congresso, o escritor Miguel Barnet, "constituíram um sincero golpe aos corruptos que, em benefício pessoal, embolsam esse excedente".

O ex-presidente cubano destacou avanços de Cuba "em diversos campos, que outras sociedades livres de cruéis bloqueios e mortais ameaças não puderam conquistar", e disse que isso "provoca o ódio" dos adversários.

O "Granma" também afirmou hoje que no congresso, alguns delegados levantaram, entre outras reivindicações, a necessidade de "transformar radicalmente o rádio e a TV", erradicar "a discriminação racial e de gênero" e resgatar a "tradição pedagógica" de Cuba. EFE jlp/mac/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG