Fidel aparece na TV cubana pela primeira vez em um ano

A TV estatal cubana apresentou no domingo imagens do ex-presidente Fidel Castro pela primeira vez em um ano, com cenas do ex-líder conversando animadamente com um grupo de advogados venezuelanos recém-formados.

Reuters |

No vídeo de seis minutos, Fidel, de 83 anos, veste abrigo esportivo azul e branco e fala sobre as catastróficas consequências do aquecimento global, entre outros temas. O encontro com os jovens recém-saídos da Universidade de Carabobo, na Venezuela, durou mais de três horas.

AP
Fidel Castro em encontro com jovens venezuelanos

"Ante qualquer tragédia o homem pode fazer muito. Pode fazer coisas quase impossíveis," disse. "Quem não crer no homem nunca será um revolucionário," acrescentou.

O vídeo anterior, de 17 de junho de 2008, havia sido feito durante uma visita do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao seu aliado político, que se afastou do poder por motivos de saúde em 2006, e foi definitivamente substituído na presidência por seu irmão Raúl em 2008. Há mais de três anos ele não aparece em eventos públicos.

Essas não foram as únicas imagens de Fidel divulgadas no domingo. Antes, a imprensa estatal publicara uma foto dele durante um encontro, na sexta-feira, com o presidente do Equador, Rafael Correa. Em ambas as ocasiões, o veterano revolucionário parecia bem disposto.

Ao final do encontro com os jovens advogados, Fidel lhes presenteou com uma cópia dos seus últimos artigos publicados regularmente pela internet. O evento foi parte de uma "promoção Fidel Castro" realizada pela universidade venezuelana.

Leia mais sobre: Fidel Castro  - Cuba

    Leia tudo sobre: cubafidel castrovenezuela

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG