FHC e 11 ex-líderes da A.Latina apresentam documento à cúpula ibero-americana

São Paulo, 7 mar (EFE).- Doze ex-presidentes latino-americanos, entre eles Fernando Henrique Cardoso, assinaram hoje em São Paulo, no encerramento do 4º encontro Nova Agenda da Democracia para a América Latina, um documento que será apresentado em novembro na 19ª Cúpula Ibero-Americana, realizada em Portugal.

EFE |

No encontro, FHC destacou a aproximação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Lula não precisa de conselhos, pois teve uma relação excelente com George W. Bush e certamente terá uma ainda melhor com Obama.

Lula tem vontade de diálogo para abordar com ele temas como o da crise global", indicou o ex-presidente.

O ex-presidente peruano Alejandro Toledo, que coordenou o encontro que reuniu por dois dias no Brasil ex-presidentes e especialistas internacionais em diversas áreas, afirmou que o documento será apresentado "humildemente e sem nenhuma vinculação legal" aos líderes ibero-americanos.

Toledo acrescentou que a iniciativa, chamada por ele de "Consenso Social da América Latina", também será entregue aos governantes de União Europeia (UE), Estados Unidos e Canadá.

"Na América Latina, precisamos de uma agenda que impeça o sensacionalismo do comunismo, que lute contra a pobreza e que fortaleça as economias em temas pontuais como as remessas. Uma agenda para latino-americanos feita por latino-americanos", ressaltou Toledo.

Também participaram da reunião os ex-presidentes Ernesto Samper (Colômbia), Carlos Meza (Bolívia), Vinicio Cerezo (Guatemala), Oswaldo Hurtado e Gustavo Noboa (Equador), Fernando de la Rúa (Argentina), Rodrigo Carazo (Costa Rica), Nicolás Ardito Barletta e Hipólito Mejía (República Dominicana).

Além deles, assistiram à reunião o ex-primeiro-ministro francês Lionel Jospin e o presidente da Corporação Andina de Fomento (CAF), Enrique García, entre outros especialistas que debateram sobre temas como energia, meio ambiente, microcréditos e crise financeira. EFE wgm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG