Festival de Montreal começa hoje com número recorde de filmes

Toronto (Canadá), 27 ago (EFE).- O Festival de Cinema Mundial de Montreal inicia hoje sua 33ª edição, em que serão projetados 249 longas-metragens e 208 curtas de 78 países, um número recorde para o evento.

EFE |

O Brasil terá quatro filmes exibidos no festival. Na seção Foco Cinema Mundial, será projetado "Entre Lençóis", do colombiano Gustavo Rieto Roa e que tem Reynaldo Gianecchini e Paola Oliveira no elenco.

Já na seção Documentários do Mundo serão exibidos "Garapa", de José Padilha, "Versificando", de Pedro Caldas, e "Utopia e barbárie", novo longa de Silvio Tendler.

O evento acontecerá entre hoje e 7 de setembro e terá 20 filmes disputando o prêmio principal, entre eles "Andrés no quiere dormir la siesta" (Argentina), de Daniel Bustamante, "Weaving Girl" (China), de Quan An Wang, e "Je suis heurerux que ma mère soit vivante" (França), dos irmãos Claude e Nathan Miller.

Os organizadores assinalaram que este ano o programa Competição Mundial de Obras Primas incluirá também 20 filmes.

"Graças ao novo meio digital apareceu uma nova geração, pronta para enfrentar os produtores estabelecidos", afirmou a organização do festival em comunicado.

"A tecnologia digital agora permite uma nova flexibilidade, uma nova forma espontânea de fazer filmes que revolucionou a nova geração", acrescentaram os organizadores do evento.

Outro dos 20 filmes incluídos na chamada Competição Mundial de Operas Primas é "The Childhood of Icarus", do diretor Alexandre Iordachescu, último trabalho de Guillaume Depardieu, filho do ator francês Gérard Depardieu que morreu no ano passado. EFE jcr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG