Festival de Mar del Plata apresenta visões distintas sobre Guerra do Iraque

Mar Marín. Mar del Plata (Argentina), 10 nov (EFE) - O conflito bélico do Iraque dominou os primeiros dias do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, com dois filmes apresentados fora de concurso que oferecem visões diferenciadas sobre a guerra. The Hurt Locker, da diretora americana Kathryn Bigelow, foi apresentado como uma das principais atrações da mostra argentina após as boas críticas recebidas no Festival de Veneza. O filme é baseado no livro do jornalista americano Mark Boal, que em 2004 acompanhou um esquadrão de explosivos das Forças Armadas americanas no conflito. Durante mais de duas horas, o filme, que adverte em seu início de que a guerra é uma droga, mostra o sargento William James desativando bomba após bomba no meio de um cenário infernal provocado pelos atentados de grupos iraquianos. O longa-metragem, rodado na Jordânia, se soma às muitas produções de ação sobre o tema e se limita a refletir o conflito da perspectiva de um militar americano, sem se preocupar com o ponto de vista iraquiano. O objetivo de Bigelow, explicou a diretora de K-19: The Widowmaker, foi falar de um conflito do qual não se informa o suficiente, sobretudo nos Estados Unidos e analisar a atração pela guerra, pelo combate letal. Um enfoque muito diferente oferece Camilo - el largo camino de la desobediencia, do diretor uruguaio de origem alemã Peter Lilienthal, júri do concurso internacional de Mar del Plata. Trata-se de um docume...

EFE |

Junto ao caso de Camilo, Lilienthal recria o do jovem mexicano Jesús Suaréz, morto em combate em 2003, através do testemunho de seu pai.

Os dois filmes fornecem visões muito distintas do horror da Guerra do Iraque, embora não sejam as únicas produções sobre o tema apresentadas no festival de Mar del Plata, que nesta 23ª edição oferece um amplo catálogo de longas para satisfazer a todos os gostos e recuperar o prestígio de sua época de ouro. EFE mar/ab/db

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