Festival de Cannes exibe últimos filmes que concorrem à Palma de Ouro

Cannes (França), 24 mai (EFE).- O 61º Festival de Cannes (França) termina amanhã, embora hoje tenha vivido ainda uma intensa jornada com as últimas estréias candidatas à Palma de Ouro e com um importante conjunto de prêmios oficiais e paralelos, liderados pelos da seção Um Certo Olhar, que concedeu a vitória para o diretor Sergei Dvortsevoy.

EFE |

Para o diretor de "Tulpan", filme rodado em seu país de origem, Cazaquistão, este foi o segundo prêmio do dia, pois horas antes havia recebido o prêmio da Juventude, concedido pelo Ministério francês de Saúde, Juventude, Esportes e Vida Associativa.

Esta penúltima jornada revelou os nove curta-metragem em competição oficial.

Entre eles, "El desejo", criação mexicana que foi muito aplaudida, da diretora franco-espanhola Marie Benito, inspirada na vida de uma mulher de certa idade, que, após chorar pelo divórcio pedido pelo marido, descobre que a vida não acabou por isso.

A lista inclui também o curta "Buen viaje", dos uruguaios Javier Palleiro e Guillermo Rocamora.

O prêmio do Júri foi para "Tokyo Sonata", de Kiyoshi Kurosawa, filme que retrata a crise de uma família japonesa na qual o pai perdeu o emprego e o filho pequeno estuda piano, sem que as outras pessoas saibam.

O júri também decidiu fazer uma "homenagem particular aos filmes e a obra" de Raymond Depardon, que concorria com "La Vie Moderne".

Nenhum dos três filmes latino-americanos que concorriam foi premiado.

Entre eles estavam "Los Bastardos", do mexicano Amat Escalante; "Afterschool", do norte-americano de origem brasileira Antonio Campos; e "A Festa da Menina Morta", do brasileiro Matheus Nachtergaele. EFE lg/fh/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG