Festança de aniversário de Mugabe custará mais de 250.000 dólares

Os partidários de Robert Mugabe arrecadaram mais de 250.000 dólares para comemorar o 85º aniversário do presidente zimbabuano, anunciou a imprensa estatal nesta sexta-feira, num momento em que o país tem dificuldades para convencer os doadores internacionais a financiar sua reconstrução.

AFP |

"Tudo está pronto para as festividades previstas amanhã (sábado) em Chinhoyi. O comitê de arrecadação de fundos ultrapassou sua meta de 250.000 dólares americanos", escreveu o jornal The Herald.

Mais de 140.000 dólares foram conseguidos durante um jantar dançante organizado na capital, durante o qual "as forças armadas roubaram a cena com danças que forçaram a admiração", segundo o jornal.

O presidente Mugabe, que dirige o Zimbábuie com mão-de-ferro desde a independência do país em 1980, fez 81 anos em 21 de fevereiro e deve comemorar seu aniversário neste fim de semana em sua aldeia natal, 150 km a noroeste de Harare.

O novo primeiro-ministro, Morgan Tsvangirai, que formou um governo de união com seu arquirrival em meados de fevereiro, deve comparecer ao evento.

O luxo das festividades contrasta com a miséria na qual vive a grande maioria dos zimbabuanos. Quase 95% da população está desempregada e dezenas de milhares pegaram cólera, em uma epidemia que já matou mais de 3.800 desde agosto.

Para tenntar reerguer o país, o novo governo lançou um apelo à ajuda internacional.

fj/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG