Festa de San Fermín começa na cidade espanhola de Pamplona

Pamplona (Espanha), 6 jul (EFE).- A Festa de San Fermín, a festividade espanhola mais conhecida internacionalmente, teve início hoje na cidade de Pamplona com o tradicional lançamento de um morteiro conhecido como chupinazo.

EFE |

Um dos cenários do romance "O Sol Também Se Levanta" (1932), de Ernest Hemingway, a festa recebe anualmente milhares de visitantes de todos os cantos do mundo.

No 50º aniversário da última visita do escritor americano, milhares de pessoas se concentraram às 12h locais na praça da Prefeitura desta cidade do norte da Espanha para assistir ao lançamento do "chupinazo", retransmitido pela televisão para todo o país.

Depois, 12 badaladas serviram para que os cidadãos de Pamplona e visitantes libertassem uma alegria que já tomava conta da cidade desde o começo deste final de semana.

Serão nove dias e nove noites de diversão em uma cidade na qual a festa noturna dará passagem às famosas corridas de touros, realizadas no começo da manhã.

Após o lançamento do "chupinazo", o primeiro ato programado para a festa, que conta com um orçamento de US$ 5,5 milhões, se abre um programa que inclui um total de 592 atividades, dentre eventos musicais, infantis e familiares.

A primeira corrida de touros da Festa de San Fermín deste ano terá lugar amanhã às 8h locais (3h de Brasília). É a atividade que mais atrai os visitantes e também a mais perigosa.

Os mais atrevidos e valentes, vestidos de branco, com um pano vermelho na cintura e um lenço da mesma cor ao pescoço, enfrentarão o perigo de correr diante dos touros.

Nas estreitas ruas do centro histórico, centenas de pessoas correrão em um percurso de quase 800 metros.

Os americanos são os estrangeiros mais assíduos à Festa de San Fermín, seguido de franceses, britânicos, italianos, alemães e neozelandeses.

Durante estes nove dias, 2.930 policiais zelarão pela segurança das festas, que receberão a presença de 600 jornalistas de todo o mundo. EFE nac-bal/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG