Assunção, 17 abr (EFE).- O ex-bispo Fernando Lugo desistiu de participar hoje do último debate televisivo entre os principais candidatos presidenciais três dias antes das eleições gerais do Paraguai.

Em carta dirigida ao jornalista Humberto Rubín, o moderador do debate, o chefe de campanha de Lugo, Miguel Ángel López Perito, indica que "não existem neste momento as condições políticas para poder participar de um encontro destas características".

"Os cidadãos paraguaios merecem todo o respeito, um respeito que foi vulnerado sistematicamente nos últimos dias e horas na campanha eleitoral desenvolvida por outras candidaturas à Presidência da República", diz a mensagem.

Fontes da Aliança Patriótica para a Mudança (APC) disseram à Agência Efe que a decisão se deve aos permanentes ataques que o ex-sacerdote recebeu dos outros candidatos presidenciais.

O programa televisivo contará com a participação da ex-ministra Blanca Ovelar, do Partido Colorado, o general reformado Lino Oviedo, líder da União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace), e o empresário Pedro Fadul.

Lugo é o favorito segundo as pesquisas de intenção voto, com pelo menos seis pontos de vantagem sobre Ovelar e Oviedo, que se alternaram na segunda e na terceira posição. EFE lb/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.