Fenômeno El Niño já começou e pode durar até 2010

Genebra, 19 ago (EFE).- O fenômeno meteorológico El Niño já começou no Pacífico e, segundo os prognósticos da Organização Mundial da Meteorologia (OMM), pode durar até o primeiro trimestre de 2010.

EFE |

"O El Niño começou em junho ou julho no Pacífico e continuará até finais de ano, podendo se estender inclusive até o primeiro trimestre de 2010", disse hoje em entrevista coletiva o cientista da OMM Rupa Kumar Kolli.

O El Niño se caracteriza por um aquecimento da temperatura da superfície do oceano Pacífico Equatorial nas zonas central e oriental.

A OMM afirmou que a temperatura da superfície na zona afetada aumentou entre 0,5 e um grau Celsius em relação à temperatura normal no fim de junho, uma tendência que se manteve no mês seguinte.

Os cientistas da organização qualificam este fenômeno de moderado e lembram que em 1997 a temperatura subiu até dois graus.

Entre as zonas mais afetadas pelo El Niño estão o sul e o leste da Ásia, onde as secas serão mais intensas devido ao enfraquecimento das monções.

A seca no leste da África também será agravada, mas a Europa não se sofrerá qualquer mudança.

Kolli destacou ainda que "não há provas que demonstrem que as mudanças climáticas afetam a frequência ou a intensidade de fenômenos como o El Niño". EFE mrm/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG