levará mais tempo que o previsto , diz Napolitano - Mundo - iG" /

Fechar Guantánamo levará mais tempo que o previsto , diz Napolitano

O fechamento do centro de detenção de Guantánamo levará mais tempo que o previsto, mas o plano segue adiante, afirmou nesta sexta-feira em Toledo (centro da Espanha) a secretária norte-americana de Segurança Interna, Janet Napolitano.

AFP |

"Não vamos poder cumprir a data fixada para o fechamento, porque conseguir a informação sobre os detentos para transferi-los é muito difícil", explicou em uma entrevista coletiva à imprensa, no dia seguinte a uma reunião com seus colegas da União Europeia.

"Precisamos de tempo para fazer isso bem, mas estamos no caminho certo", assegurou. "Temos uma colaboração muito boa com diversos países da Europa e com o restante do mundo. O plano segue adiante", concluiu.


Prazo dado por Obama para fechamento de Guantánamo vence em janeiro / AFP

Promessa de campanha

Ao tomar posse, em janeiro de 2009, o presidente norte-americano Barack Obama havia estipulado o mês de janeiro de 2010 como prazo para fechar a prisão situada na ilha de Cuba, aberta após os atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington para receber os suspeitos de "terrorismo" capturados em outros países.

No total, 196 pessoas permanecem presas em Guantánamo, mas as transferências para outros locais continuam. Dois detentos argelinos foram transferidos dos Estados Unidos para seu país de origem e entregues às autoridades argelinas, anunciou na quinta-feira o Departamento de Justiça norte-americano.

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: guantánamo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG