Fecham os centros eleitorais na República da Irlanda

Dublin, 5 jun (EFE).- Os centros eleitorais onde os cidadãos da República da Irlanda votaram hoje para escolher 12 eurodeputados, 114 Governos locais e dois parlamentares nacionais fecharam às 18h (horário de Brasília), 15 horas após sua abertura.

EFE |

O índice de participação poderia superar o dos pleitos anteriores, realizados em 2004, quando ficou em 59%.

Segundo os dados recolhidos pelos principais partidos políticos, a afluência às urnas cresceu na última hora da tarde, após o fim da jornada de trabalho, com altos índices de participação nas áreas urbanas e subúrbios das principais cidades irlandesas.

Phil Hogan, diretor de eleições locais do principal partido da oposição, o Fine Gael, assegurou que a participação "poderia estar perto dos níveis" das eleições gerais, que, normalmente, supera 60%.

O Partido Trabalhista, terceira maior legenda no Parlamento nacional, se situaria agora como a segunda força mais votada nas instituições locais, na frente do Fianna Fáil, do Sinn Féin de Gerry Adams e dos Verdes, parceiros minoritários do Executivo de Dublin.

A apuração dos votos das eleições parciais e locais começará amanhã às 5h (de Brasília), embora os resultados finais só serão anunciados no sábado à tarde e domingo à noite, respectivamente.

O cômputo das cédulas dos pleitos europeus será iniciada no domingo às 5h (de Brasília) e os primeiros resultados estarão disponíveis na última hora desse dia, enquanto os definitivos se anunciarão na segunda-feira. EFE ja/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG